Quem somos


A Part' Ilha - Associação de Cultura e Desenvolvimento Local, AC, fundada por escritura de 18 de Agosto de 2006, é uma entidade sem fins lucrativos, cujo objectivo consiste na promoção de investimentos e acções em benefício da evolução cultural e do desenvolvimento social da freguesia de Fajã de Baixo.

O seu principal projecto é a instalação do Centro de Interpretação da Cultura do Ananás, num imóvel cedido pela Casa do Povo local e que se encontra em vias de adaptação ao efeito pretendido.
Este equipamento cultural é, na essência, um projecto de desenvolvimento local, pois, preservando a memória histórica de uma actividade com 150 anos de existência na ilha de São Miguel, visa criar condições para o seu aproveitamento turístico, potenciando a visita ao centro histórico da freguesia, onde existem, também a bela Igreja de Nossa Senhora dos Anjos (séc. XVIII) e um conjunto de outros elementos patrimoniais de reconhecido interesse, para além do Centro de Estudos Natália Correia.
O Centro de Interpretação compreenderá uma exposição permanente (composta de fotografias históricas, documentos e objectos museológicos), um núcleo documental e uma pequena loja de produtos derivados do ananás, com preferência para os que forem gerados pela economia solidária.

A Part'Ilha - Associação de Cultura e Desenvolvimento Local, AC publica, há quase 10 anos, um pequeno boletim associativo, de apenas 4 páginas mas com distribuição regular aos cerca de 1800 lares existentes na freguesia, que, sendo a mais pequena em área, entre as não citadinas do município de Ponta Delgada, é de entre as mesmas, a segunda mais populosa.
O boletim, intitulado "Partilha" e que conta com mais de 100 edições, dedica-se à defesa de causas, como a economia social, o empreendedorismo, a empregabilidade, a defesa do património cultural, a agricultura biológica, o associativismo, o cooperativismo, a responsabilidade social e outros temas que representem a valorização da pessoa humana.
É patente a promoção dos valores que dão visibilidade e diferenciam a freguesia de Fajã de Baixo, nomeadamente a cultura do ananás em estufas e, em geral, o património histórico e cultural, as figuras relevantes que nasceram na localidade e a formação da vontade colectiva no sentido da modernização e do desenvolvimento sustentável.

 JOÃO CARLOS MACÊDO